terça-feira, 18 de março de 2014

   

'O preso não sai recuperado daqui', diz Barbosa sobre o Presídio Central

Presidente do STF participou de vistoria no maior presídio do RS.
Visita do ministro faz parte das atividades de mutirão carcerário do CNJ.  


    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse que os presos que cumprem pena no Presídio Central dePorto Alegre vivem em "condições subumanas". O ministro participou de uma vistoria na tarde desta segunda-feira (17) na maior presídio do Rio Grande do Sul, também considerado um dos piores do país.
"Com certeza o preso não sai recuperado daqui. Ele muito provavelmente, em alguns casos, sai daqui muito pior do que entrou, enraivecido e brutalizado", disse Joaquim Barbosa, em entrevista coletiva.
 "Não há para mim nada de novo aqui. As condições que eu pude ver são as mesmas que encontramos em todo o país. Esse presídio segue o mesmo padrão do que não deveria ocorrer. A dignidade das pessoas encarceradas foi aniquilada e colocada totalmente de lado. Condições de vida como estas que temos aqui são a prova da falta de civilidade nacional", declarou Barbosa.
   

  "é mesmo pra se discutir esse assunto, mas falo por mim, que pude, infelizmente, ver de perto como é a vida dentro de um presídio, mas falo por experiência própria que preso nenhum sai recuperado de uma casa de custódia ou presídio. Precisamos ter leis mais duras para que o " elemento" permaneça preso em presídios com trabalho forçado para uma " terapia de dignidade". Só assim se ressocializa um réu primário. Já para um reincidente, a lei deveria ser ainda mais dura, pois vi casos de presos que já estavam na sua 5° passagem. Aí é "foda" ! Fica impossível qualquer tipo de defesa ou ressocialização pra um "tipo" desse."
                                          Visão de um interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário